Publicado em 18 de janeiro de 2021

Primeiros passos para abrir uma igreja

Além dos documentos necessários, veja outras pontos que devem ser levados em conta na hora de abrir uma igreja

O processo para abrir uma igreja não é complexo, mas exige atenção aos detalhes. Muito além do registro, é preciso se certificar de que está em um bom local, de que está dentro das regras e de que o trabalho vai atrair membros. Afinal, uma igreja é formada por uma comunidade. Então veja abaixo um resumo dos primeiros passos para se abrir uma igreja.

 

Escolha um local estratégico e flexível

Ao definir a região onde pretende abrir uma igreja, prefira alugar um imóvel. O aluguel te dá flexibilidade para escolher outro local, caso o número de membros aumente, por exemplo. Outra forma de se adaptar de maneira menos complexa é optar por galpões amplos. Eles podem ser ajustados tanto para um público pequeno, quanto grande.

 

Esteja atento às regras para abrir uma igreja

Uma igreja é livre do pagamento de impostos sobre o patrimônio, renda e serviços prestados. Mas para garantir a imunidade, os bens devem estar no nome da instituição. Além disso, a finalidade deve ser restrita a realização de cultos, palestras, shows e outras atividades referentes ao trabalho da igreja.

 

Conquiste membros

Existem várias maneiras de conquistar membros ao abrir uma igreja. Uma das técnicas mais antigas é fazer uma visita ao comércio da região, entregando panfletos e convidando as pessoas a conhecerem a nova igreja. Ao receber os primeiros membros, peça para que eles convidem seus amigos.

Do mesmo modo, comece a trabalhar a evangelização online. Essa é uma estratégia excelente para aumentar o alcance dos projetos da igreja e chegar a um número maior de membros.

 

Contrate um programa de gestão de igrejas

Além de facilitar a realização das rotinas administrativas, um programa de gestão de igrejas garante maior controle e transparência na destinação dos recursos arrecadados pela igreja. Por outro lado, o uso da ferramenta ainda diminui burocracia e ineficiência, agilizando as tarefas.

 

Registre sua igreja

É verdade que muitos líderes começam o trabalho sem necessariamente fazer o registro da igreja. Porém, a melhor forma é cumprir as obrigações legais.

Se a igreja faz parte de uma congregação maior, o primeiro passo para abrir uma igreja filial é conseguir a autorização da sede.

Por outro lado, se for uma igreja independente, é só pagar a taxa de registro e protocolar os documentos em cartório de pessoa jurídica.

Veja os documentos necessários para abrir a sua igreja:

  • Elaborar o projeto e Estatuto Social.
  • Realizar uma Assembleia Geral de constituição da Associaçã
  • Fazer a inscrição na Receita Federal (criação do CNPJ).
  • Fazer a inscrição na Secretaria da Fazenda.
  • Fazer o registro da entidade no INSS.
  • Fazer o registro na Prefeitura Municipal.
  • Cópias dos documentos do presidente e membros que irão assinar atas e estatuto social (CPF, RG, comprovante de residência).

Entre em contato e saiba como podemos te ajudar na implantação do programa de gestão para sua igreja.

Acompanhe a Cathedral Software também no Instagram!

Compartilhe

Fechar