Publicado em 9 de fevereiro de 2021

Como criar um fundo de reserva para sua igreja

O fundo de reserva da igreja serve para dar suporte a futuros investimentos e custeio de despesas inesperadas e emergenciais

Mais que uma poupança, o fundo de reserva para a igreja é uma forma de organização e planejamento administrativo e financeiro. Em síntese, é um processo simples. A igreja separa parte do valor arrecadado para a criação de uma reserva financeira. O fundo de reserva da igreja serve para dar suporte a futuros investimentos e também para o custeio de despesas inesperadas e emergenciais.

A própria pandemia, quando iniciou, pegou todos de surpresa. As igrejas que ainda não contavam com um programa de gestão, que possibilitasse o recebimento das doações on-line, viram sua arrecadação despencar e tiveram dificuldades para se manter.

 

Qual o valor ideal para o fundo de reserva da igreja?

Criar um fundo de reserva é essencial para ter mais tranquilidade e estabilidade financeira na igreja. A porcentagem ideal, no entanto, pode variar de acordo com a realidade de cada igreja. Número de membros, despesas fixas e colaboradores são alguns dos itens que influenciam no cálculo.

De qualquer forma, a parte reservada para esse fim não deve comprometer as finanças da igreja. Veja como criar um fundo de reserva.

 

Faça o controle das receitas e despesas

Se ainda não faz. Não perca mais tempo. Anote todas as entradas e saídas. Além disso, é importante separar os valores em fixos e variáveis. Nesse sentido, o programa de gestão para igrejas é fundamental para a organização dos dados.

 

Verifique formas de economia

Nem sempre a igreja tem condições de criar um fundo de reserva. Uma das formas de criar condições para isso é atraindo mais membros ou cortando gastos. Dessa forma, é possível definir o valor a ser poupado.

 

Defina como fazer o fundo de reserva

Assim que iniciar a reserva, separe os valores em uma conta específica para esse fim. O ideal é que o dinheiro seja aplicado em um investimento de baixo risco e de curto prazo de resgate, para o caso de emergência. Frequentemente, faça o acompanhamento dos rendimentos, sempre verificando se o valor determinado para o fundo de reserva é o ideal para a realidade atual da igreja.

 

Entre em contato e veja como contar com a facilidade do Sistema Membros Web na sua igreja.

Acompanhe a Cathedral Software também no Instagram!

Compartilhe

Fechar