Publicado em 16 de fevereiro de 2021

Contabilidade para igreja: saiba como fazer

A contabilidade da igreja implica em manter os registros em livros e entregar obrigações. Veja como um programa de gestão pode te ajudar.

Embora não seja uma atividade com fins lucrativos, as igrejas precisam se adequar à algumas regras de prestação de contas. O fato de serem isentas de impostos muitas vezes confunde os gestores, que acreditam que não precisam fazer a contabilidade da igreja. Mas existem sim algumas obrigações fiscais a cumprir. Veja como se adequar.

 

Regularize sua igreja

Caso a sua igreja ainda não esteja devidamente registrada, o primeiro passo é regularizar essa situação. Veja aqui os primeiros passos para abrir uma igreja. Após a abertura, é preciso manter a contabilidade atualizada, entregando diversos documentos de acordo com as normas brasileiras.

 

Contabilidade da igreja

É recomendável que a igreja tenha um contador. De acordo com o código civil brasileiro, as organizações religiosas são “pessoas jurídicas de direito privado”. Em outras palavras, as igrejas devem acatar regras, como, por exemplo, ter o estatuto social e ata de fundação registrada, ter um CNPJ e alvará de funcionamento.

Além disso, a contabilidade da igreja implica em manter os registros em livros e entregar obrigações como toda pessoa jurídica. Contar com a ajuda de um profissional da área é primordial para manter tudo organizado. Nesse sentido, um programa de gestão de igrejas também te ajuda a fazer o controle financeiro da instituição.

O sistema emite relatórios estatísticos e financeiros em tempo real, fazendo o controle do caixa e a programação financeira. Dessa forma, as doações recebidas, os gastos e a destinação dos recursos são melhor controlados e aplicados, garantindo transparência ao processo. O Sistema Membros Web é fácil de usar e ajuda a centralizar todas as informações financeiras, reduzindo bastante a burocracia na hora de fazer a contabilidade da igreja.

 

Obrigações contábeis

Mesmo isenta de impostos, a principal obrigação contábil de uma igreja é declarar o imposto de renda. Além disso, a Igreja também deve fazer a apuração anual da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e fazer a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

Entre em contato e veja como o Sistema Membros Web pode ajudar a organizar a contabilidade da sua igreja.

Acompanhe a Cathedral Software também no Instagram!

Compartilhe

Fechar